Continuando a falar em jornais digitais, passemos do mundo para o Brasil. Nosso país também possui vários jornais digitais à disposição do mundo. Agora, especificamente, falaremos sobre o gaúcho Zero Hora. Quem é natural ou vive no Rio Grande do Sul com certeza conhece esse jornal. Fundado em 1964, hoje é o 7º jornal mais popular do Brasil que, a partir de 2007, disponibiliza suas notícias também online, um jornal digital (WIKIPEDIA, 2010).
Acima, a página do jornal digital do dia 12 de Dezembro de 2007. Essa foi a primeira cara do jornal. Comparando a página atual (abaixo) com a de três anos atrás, constatamos que o atual possui muito mais links, mais opções. A página de 2007 é mais simples. Possui, basicamente, os botões superiores (que nada mais são do que atalhos para os mesmos serviços contidos no menu lateral esquerdo); um menu vertical no lado esquerdo, que remete a diversos assuntos ligados ao jornal, como colunas, blog, versão impressa etc; as notícias atualizadas no centro e na lateral direita. Claro que, a página é simples mas a trama por ela iniciada é bastante complexa, visto que os links remetem à todo o Grupo RBS e não só ao jornal Zero Hora.
Na página atual do jornal online, as opções são mais numerosas. O menu superior possui atalho para todos os sites ou blogs do Grupo RBS; O menu no lado esquerdo possui links mais específicos e mais numerosos; as notícias continuam centralizadas e, algumas, no lado direito; que também possui animações de marketing; outra novidade da nova página é que ela oferece uma caixa de busca, onde podemos digitar algo que procuramos e fazer a busca no Grupo RBS ou em toda a Web.
Os serviços oferecidos pela atual página do Jornal Zero Hora são muitos. Pode-se ler as notícias que se lê no jornal impresso, mais e mais rapidamente atualizadas que nele. As notícias são organizadas da segunte forma: no centro, as últimas notícias e na esquerda, estão agrupadas por cadernos (Meteorologia, Capa Esportes, ZH dinheiro etc); O site ainda oferece informações sobre a temperatura e as previsões do tempo para os próximos dias; também pode-se manter contato com a ZH através de outros meios como Facebook, Orkut e Twitter, cujos quais o site mantém os links à disposição.
Uma das atividades mais interessantes do site, é que o relacionamento entre usuário e jornal é recíproco. Além do jornal compartilhar informação com seus usuários, os usuários também compartilham informações com o jornal e, assim, com os demais usuários. Como exemplo, vejamos as reportagens abaixo:
A primeira fala sobre o clima do Estado do Rio Grande do Sul. Apresenta dados sobre ele e depois pede que o leitor envie fotos do clima em sua cidade. A segunda, mesma coisa, porém com o assunto feriadão de 15 de Novembro. Após breve notícia sobre o feriadão, o jornal solicita a seus leitores que contem como foi foi a volta para casa.
Ambos os exemplos trazem em comum a interação com o público. Ao mesmo tempo que o jornal consegue fazer com que seus usuários sintam-se mais próximos do jornal e da produção dele, conseguem informações fácil e gratuitamente. Uma grande jogada.
Esta é a maior diferença que eu vejo em relação ao jornal regular e o digital: a interatividade que se tem. O usuário pode, como vimos, fazer parte da notícia, ajudar a construi-la. Além disso, a partir de uma notícia pode-se ter acesso a uma gama de outras informações, através de links que o próprio site oferece. A mobilidade entre uma reportagem e outra é muito maior, além de ser tudo gratuito. Enfim, os jornais digitais são uma grande oportunidade de se ter mais, melhor e por menos.
Na página atual do jornal online, as opções são mais numerosas. O menu superior possui atalho para todos os sites ou blogs do Grupo RBS; O menu no lado esquerdo possui links mais específicos e mais numerosos; as notícias continuam centralizadas e, algumas, no lado direito; que também possui animações de marketing; outra novidade da nova página é que ela oferece uma caixa de busca, onde podemos digitar algo que procuramos e fazer a busca no Grupo RBS ou em toda a Web.
Os serviços oferecidos pela atual página do Jornal Zero Hora são muitos. Pode-se ler as notícias que se lê no jornal impresso, mais e mais rapidamente atualizadas que nele. As notícias são organizadas da segunte forma: no centro, as últimas notícias e na esquerda, estão agrupadas por cadernos (Meteorologia, Capa Esportes, ZH dinheiro etc); O site ainda oferece informações sobre a temperatura e as previsões do tempo para os próximos dias; também pode-se manter contato com a ZH através de outros meios como Facebook, Orkut e Twitter, cujos quais o site mantém os links à disposição.
Uma das atividades mais interessantes do site, é que o relacionamento entre usuário e jornal é recíproco. Além do jornal compartilhar informação com seus usuários, os usuários também compartilham informações com o jornal e, assim, com os demais usuários. Como exemplo, vejamos as reportagens abaixo:
A primeira fala sobre o clima do Estado do Rio Grande do Sul. Apresenta dados sobre ele e depois pede que o leitor envie fotos do clima em sua cidade. A segunda, mesma coisa, porém com o assunto feriadão de 15 de Novembro. Após breve notícia sobre o feriadão, o jornal solicita a seus leitores que contem como foi foi a volta para casa.
Ambos os exemplos trazem em comum a interação com o público. Ao mesmo tempo que o jornal consegue fazer com que seus usuários sintam-se mais próximos do jornal e da produção dele, conseguem informações fácil e gratuitamente. Uma grande jogada.
Esta é a maior diferença que eu vejo em relação ao jornal regular e o digital: a interatividade que se tem. O usuário pode, como vimos, fazer parte da notícia, ajudar a construi-la. Além disso, a partir de uma notícia pode-se ter acesso a uma gama de outras informações, através de links que o próprio site oferece. A mobilidade entre uma reportagem e outra é muito maior, além de ser tudo gratuito. Enfim, os jornais digitais são uma grande oportunidade de se ter mais, melhor e por menos.
Referências:
ZERO Hora. Página inicial. 2010. Disponível em: < http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora >. Acesso em: 15 nov. 2010
______. De olho no clima: mande fotos do clima na sua cidade. 2010. Disponível em: < http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a1854037.xml >. Acesso em: 15 nov. 2010.
_______. Você foi viajar no feriadão? Conte como foi a volta para casa. 2010. Disponível em: < http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/interatividade.jsp?uf=1&local=1&newsID=DYNAMIC,itools.xml.ItoolsDelivery3,getMuralMensagensXml&template=3838.dwt&forumid=128248&groupid=3596&section=Mural&tp= >. Acesso em: 16 nov. 2010
WEB Archive. Layout Zero Hora website. 2007. Disponível em: < http://web.archive.org/web/20071214010653/zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=capa_online >. Acesso em: 15 nov. 2010
WIKIPEDIA. Zero Hora. 2010. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Zero_Hora >. Acesso em: 15 nov. 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário