segunda-feira, 15 de novembro de 2010

The Guardian






Já se discutiu aqui as questões de transição entre o jornal regular, impresso em papel, e o jornal digital. Já se falou sobre as vantagens e desvantagens de ambos e o medo das mudanças que os profissionais e até pessoas comuns (inclusive eu) sentem sobre essa mudança.

Desvantagens à parte, o texto de hoje tratará de um jornal digital específico, The Guardian, do Reino Unido. Esse jornal foi criado em 1821, quando era conhecido como The Machester Guardian e tinha suas edições publicadas semanalmente, todos os sábados (WIKEPEDIA, 2009). Em 1999 o jornal lança seu website de notícias, tornando-se, em 2001, o jornal online mais popular do Reino Unido, com 2, 4 milhões de leitores no mês de maio (THE GUARDIAN, 200?).

Falando sobre a publicação online, pode-se dizer que o acesso a essas informações está mais acessível. Onde quer que se esteja, em casa, no trabalho ou até na rua, temos as notícias do jornal em nossas mãos, sem precisar pagar por elas. Além disso, pessoas do mundo todo têm acesso a essas informações, o que não teríamos (pelo menos não tão rápida e facilmente) se a publicação fosse feita apenas em papel.

As atualização são feitas mais rapidamente em relação a ocorrência da notícia, o que torna o leitor online informado anteriormente em relação àquele que lê o jornal regular. Para ilustrar essa afirmação, uso como exemplo a notícia sobre a criação de um e-mail que passará a ser oferecido pelo Facebook. A notícia (abaixo) diz que Mark Zuckerberg do Facebook lançaria (ainda hoje) um sistema de e-mails para os seus usuários fora do Facebook, o que faria com que essas contas fossem alvos fáceis para spam. Porém, Zukerberg anuncia sua novidade como a responsável por um futuro sem spam. O jornal questiona-se como isso se dará. Além disso, Zukerberg chama sua novidade de "Gmail killer", afirmando que vem para bater o Gmail em números. Segundo o site SIC, hoje o líder de contas de e-mail é o Hotmail, com 364 milhões de contas, seguida do Yahoo, com 303 milhões e em terceiro lugar vem a Gmail, com 170 milhões de contas (SIC, 2010).

Essas notícias online são importantes pela facilidade com que se apresentam e porque podem ser acessadas por qualquer um com um aparelho adequado e em qualquer lugar.  A velocidade que as informações chegam ao domínio público é o ponto que mais me chama atenção para os jornais digitais. A reportagem sobre o Facebook, por exemplo, foi lida por mim às 8h da segunda-feira dia 15 de Novembro. Pela manhã do mesmo dia, (que também era a data de anúncio do novo sistema de e-mail), procurei na rede informações em português sobre o assunto, sem sucesso. Já a noite, encontrei algumas reportagens. Uma delas me esclareceu que, na verdade, o sistema não é apenas um e-mail, e sim um "moderno sistema de mensagens", como disse o próprio Zukerberg. (FONTE, 2010)

Isso prova que a informação chegou até mim em primeira mão, graças a disponibilização da matéria online pelo site do The Guardian, se ainda dependêssemos dos jornais impressos, com certeza eu teria essa informação, no mínimo, na terça-feira pelos jornais locais. Tudo isso é muito importante para nós, profissionais que lidamos com informação. Podemos, graças a esses recursos, estar sempre atualizados e, assim, atualizar as pessoas que dependem dos nossos serviços. 

É importante que saibamos conviver com essa nova era de velocidade de informação, para conviver com ela e até nos adequarmos no mercado de trabalho, que muda seu rumo constantemente. Acredito que um profissional que acompanha as mudanças e sabe lidar com elas estará sempre bem colocado no mercado e as mudanças de hábito nunca lhe serão prejudiciais.




Referências:


FONTE, Jorge. Novo e-mail do facebook é mais que um e-mail. 2010. In: Expresso.Disponível em: < http://aeiou.expresso.pt/novo-e-mail-do-facebook-e-mais-que-um-e-mail=f615395 >. Acesso em: 15 nov. 2010.




SIC. Facebook cria serviço de e-mail público. In: SIC online. Disponível em: <sic.sapo.pt/online/noticias/vida/facebook+cria+servico+de+email+publico.html>. Acesso em: 15 nov. 2010.




THE GUARDIAN. The History of the Guardian. In: The Guardian. 200?. Disponível em: <guardian.co.uk/gnm-archive/2002/jun/06/>. Acesso em: 12 Nov. 2010.


______. Facebook's rumoured email offering raises hopes of a spam-free future.. too high? In: The Guardian. 200?. Disponível em: <http://www.guardian.co.uk/technology/blog/2010/nov/15/facebook-email-spam-expectations>. Acesso em: 12 Nov. 2010.



WIKEPEDIA. The Guardian. 2009. Disponível em: <en.wikipedia.org/wiki/The_Guardian>. Acesso em: 12 nov 2010.

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